quinta-feira, novembro 17, 2022

E assim vamos vivendo ...

************ 

Zelensky insiste que míssil disparado sobre localidade da Polónia “era russo”

“Não temos o direito de receber provas dos nossos parceiros de forma reservada? Não recebemos nada”, questionou Zelensky. 

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky reafirmou esta quarta-feira que o míssil que na terça-feira provocou dois mortos numa localidade polaca perto da fronteira com a Ucrânia era russo. “O míssil não era nosso, sem qualquer dúvida”, declarou Zelensky na televisão. “Julgo que era um míssil russo”, acrescentou, e quando responsáveis da NATO e do Governo polaco admitem que se tratou provavelmente de um míssil pertencente ao sistema ucraniano de defesa antiaérea.

Em simultâneo, afirmou não ter recebido dos ocidentais qualquer prova sobre a hipótese de um projétil ucraniano disparado para abater mísseis de cruzeiro russos, que na terça-feira foram lançados de forma massiva sobre território ucraniano. “Não temos o direito de receber provas dos nossos parceiros de forma reservada? Não recebemos nada”, disse Zelensky, para sublinhar que Kiev pretende integrar um grupo de investigação internacional sobre este incidente.

O míssil que se abateu sobre solo polaco fez recear um envolvimento da NATO no conflito, pelo facto de a Polónia estar abrangida pelo compromisso de defesa colectivo da Aliança atlântica. A Rússia negou ter disparado um míssil sobre uma povoação polaca perto da fronteira com a Ucrânia, enquanto Varsóvia admitiu ser “altamente provável” que se tratasse de um projéctil antiaéreo ucraniano.

Ainda esta tarde, a Casa Banca considerou que “nada contradiz” a tese pela qual o míssil que caiu na Polónia era proveniente da defesa ucraniana, apesar de atribuir as “últimas responsabilidades” à Rússia devido à invasão da Ucrânia.

Uma primeira avaliação dos EUA às circunstâncias da queda de um míssil na terça-feira em território polaco refere que pode dever-se a disparos das forças ucranianas contra um projéctil russo.

************

Meus Amigos,

Como sabemos, o mundo sempre esteve envolvido em conflitos, em polémicas, independentes dos cenários, circunstâncias ou intenções.

O 'ser homano', sim, 'homano', não passa sem isso, ou por não ter mais que fazer, ou por vingança, ou por simples afirmação.

E assim será, sempre, enquanto existir o 'ser homano' ...

Recordemo-nos dos primórdios: não foi assim, sempre ?

Ainda há pouco tempo, como sabemos, tivemos conflitos que podem servir de exemplo: EUA, Vietname, Iraque, Irão, Afeganistão, Líbia, África, etc. ..., e que nos lembram personalidades dignas de História Universal ..., como Aznar, Durão, Tony, Bush, ..., e outros que tal ...

No momento, temos Costa vs Costa, para distrair a malta ...

Enfim, só não se entendem porque não querem, não convém ...

domingo, outubro 23, 2022

50º aniversário do regresso à vida !

Companhia de Caçadores Independente 2796

Guiné 1970-72

5 de Out de 1972 - 5 de Out de 2022 !
50º aniversário do regresso à vida !...
E todos éramos 'uns meninos' ...
Parece que foi ontem, mas a vontade e persistência têm conseguido vencer as 'marcas' ...
Continuar o convívio com AQUELES com quem vivemos dois anos difíceis, privados de liberdade e das condições humanas que merecíamos, enfrentando adversidades inimagináveis, é um grande privilégio, mas sempre lembrando AQUELES que não mais puderam acompanhar-nos, mas que sempre homenageamos.
 

quinta-feira, junho 30, 2022

Aeroporto, projecto difícil (?) e gerador de polémica ...

Meus Amigos,
Este nosso País, apesar de pequenino, merece mais atenção, consideração e respeito.
Então, a 'malta' continua a gastar o precioso tempo com *diz que disse, disse que diz, bola pr'aqui, bola pr'ali, bola pr'acolá*, enfim, parece que reina a competição ou que vivemos em cenário de manifestações de afirmação.
Se calhar, não são capazes ou não querem fazer diferente...
Ota, Montijo, Alcochete, Beja, Serra da Estrela, ...
Tantos estudos, melhor, despesas com isso, lutas por protagonismo, interesses mal camuflados, e não vamos a lado nenhum.
Será que aconteceu o mesmo aquando dos projetos para os atuais aeroportos, Humberto Delgado (Portela), Sá Carneiro (Pedras Rubras), etc. ?...
Se qualquer empresa deste nosso pequeno mercado usasse esta filosofia, este método, este sistema, acredito que o 'barco' já tinha afundado há muito tempo.
Mas, como as 'máquinas' são bem diferentes, claro, lá vamos aguentando estes caprichos...