domingo, maio 11, 2008

Em entrevista ao "La Vanguardia"
Filha de Raul Castro defende que cubanos devem poder sair livremente do país
10.05.2008 - 17h59 Lusa
( o meu comentário, pqqffl )

»»»»»»»»»»»»
Julgo que a grande maioria dos portugueses " viajados " já conhece Cuba.
Moda, curiosidade, necessidade, penso que é um dos locais do mundo que merece uma vista de olhos, deixando à corrente livre todos os sentidos, para se poder experimentar as consequentes sensações e ... tirar algumas conclusões.
Vou ser franco, não conheço Cuba, a não ser de comentários, histórias de amigos, filmes, documentários, reportagens, conversas e, claro, pela História.
Sempre me despertou uma certa curiosidade, pelo " som, ritmo e expressão especiais daquela gente ", uma questão cultural, talvez.
Mas, fui sempre adiando a minha visita. Reconheço que deva ter a ver com algo ... de receio de frustração, quando confrontado com o cenário real, apesar da admiração que tenho ( temos ? ) por aquela gente.
Como muitos deles sentem, talvez já chegue de " embargos " ... por parte de terceiros e por parte de alguns cubanos, em relações a outros cubanos ...
Penso que é já tempo de eles se deixarem viver, arriscar e seguir, livremente, os seus caminhos ... Só com portas abertas é possível o intercâmbio cultural, a iniciativa, a livre concorrência, a evolução, com os seus lados maus, também, claro.
Posso estar enganado, mas julgo que todos os povos do mundo estão de braços abertos aos cubanos, quer na entrada, quer na saída !
adolfo cruz
««««««««««««

Sem comentários: