segunda-feira, janeiro 11, 2010

O FIM DOS PROFESSORES !...

Meus Amigos,
Com base num texto pps que recebi ...
Quem sou eu para comentar textos que vão aparecendo sobre tão nobre tema - Os Professores !No entanto, livre como me considero, permito-me acrescentar algo a tudo o que vou vendo e lendo. Por exemplo:
- De um grande leque de Professores que tive a oportunidade de conhecer, ao longo da minha vida, em Estabelecimentos privados e estatais, mantenho bem firmes na minha memória, com todo o respeito e saudade, um pequeno grupo de Professores,
. os que, realmente, se destacaram pela sua postura;
. os que atraíam a atenção dos alunos;
. os que se interessavam pela educação dos seus alunos;
. os que criavam laços de amizade com os seus alunos, a ponto de serem recordados e homenageados pelos seus alunos, mais tarde;
. os que não se limitavam a debitar matéria;
. os que se mostravam verdadeiros profissionais por vocação e não, apenas, vulgares titulares de emprego alternativo ( lembremo-nos que, há uns bons anos, pela dificuldade em empregos compatíveis com a formação adquirida, em empresas do sector privado ou em outras actividades do Estado, recorria-se a alternativas, nomeadamente, " lá terá que ir para o Ensino " ...); isso não significava, naturalmente, que todos viriam a ser maus profissionais; no entanto, as dúvidas surgiam, quanto à vocação - não se aplica, apenas, à área do Ensino, claro.
- Hoje, por factores de ordem diversa, a Sociedade sofre brutais perturbações; mas, permitam-me considerar que esses factores, na sua maioria, são determinados por essa mesma Sociedade; citando Dalai Lama: o pior inimigo do homem é ele mesmo.
- A própria evolução tecnológica, apesar de tão necessária ou indispensável, contribui para as perturbações que se desencadeiam no seio da Sociedade, cujos efeitos se sentirão mais em cenários mais delicados e sensíveis, como é o caso da Educação; daí, a necessidade de uma mais cuidada preparação a ter em conta pelos Profissionais da Educação.
- Por outro lado, o reconhecimento da importância da Educação na Sociedade deve estar em nível adequado, por parte dos seus patrocinadores:
. o Estado, através das suas componentes, nomeadamente, o Governo, através da sua componente Ministério da Educação;
. a Sociedade civil, através de Organizações ligadas à Família, Associações de Pais;
. os próprios Pais, primeiros interessados e responsáveis pelos filhos que concebem.
- Mas,... as convulsões atingem todos os sectores da Sociedade, vítima da sua própria necessidade de mudança, evolução. Veja-se a situação dos profissionais de outras Áreas, como da Magistratura, das Forças Armadas, da Medicina, da Investigação. Será que vamos passar o resto dos nossos dias a assistir a manifestações de desagrado ? Resultarão, favoravelmente ? Se assim for, ainda bem, pois o Sol nasce para todos.
Já agora, não gostaria de voltar a assistir a situações de oportunismo, facilitismo, parasitismo, ... , levadas a cabo por actores ligados, de uma forma ou de outra, ao Estado, quando entraram nas Organizações privadas e as levaram ao fim que todos conhecemos. Não devemos esquecer-nos de que, a partir do momento em que o Estado não deve ser o Pai, Patrão, Dono de tudo, deve respeitar o cidadão que produz, cria riqueza, sustenta o orçamento do Estado, dar-lhe incentivos, apoiar as suas iniciativas. Se não o fizer, o Estado corre o risco de fechar as portas das suas actividades específicas, pois não tem receita ... Como função complementar, por seu próprio interesse, deve estar atento e regular as actividades privadas, com disciplina e rigor, em vez de corresponder aos seus pedidos de ajuda, sempre que em situação ilícita ou má gestão - o privado deve sofrer as consequências das suas próprias falhas. Já agora, era bom que o mesmo fosse exigido aos agentes do Estado, quando em situação de má gestão dos dinheiros públicos. Pois é, nada acontece. Pudera, o dinheiro não é deles, não lhes custou a ganhar ...
Viver de esmolas do exterior, cada vez mais caras, não leva a nada, ou melhor, leva à entrega ao Vizinho do lado, mais dia menos dia ...
Queiram desculpar esta maçada !...

1 comentário:

Guilherme Morgado disse...

Bom companheiro! Estou totalmente de acordo contigo! Esses que nos ensinaram e nos formaram são hoje denominados de "antiquados, em desuso". Muito diferentes daqueles que tu acusas e bem, de profissionais alternativos. Durante os últimos 25 anos foram responsáveis pelos anormais que se geraram (e que se estão a gerar) para "orientarem" os destinos desta treta em que transformaram o nosso País. "Morte lenta", é o destino "disto". Só me dói porque não contribui em nada, bem pelo contrário, para que esta treta chega-se onde está.