Meus Amigos,
Perante o texto de Clara Ferreira Alves (?), " a lucidez de Mário Soares ", que não é novo, não sei que dizer …
Mas não resisto à tentação de repetir o que já tenho dito, da mesma forma ou de forma diferente, sempre que vejo manifestações deste tipo.
A nossa História é longa e rica em factos, em episódios mais ou menos surpreendentes, em personalidades que se têm distinguido, por esta ou aquela razão, quer no sentido positivo, quer no sentido negativo, face ao contexto do momento e aos interesses do País.
Mas uma coisa é certa: além de latinos, somos portugueses !
Isto, na minha opinião, bastará para usarmos de grande tolerância, condescendência, compreensão …
Sempre houve e haverá quem se distinga pela nobreza de carácter, pelas boas intenções e acções, pela postura exemplar.
Sempre houve e haverá quem se distinga pela face contrária, pelo lado sombrio da postura …
Julgo que me acompanham, quando imagino e desejo um cenário de respeito, bons princípios éticos, seriedade, … , determinantes da forte probabilidade de sucesso, enfim, bem-estar social, melhor distribuição de oportunidades e de riqueza.
Grandes figuras, nossas contemporâneas, poderiam sair do seu cómodo púlpito de observação, crítica e contestação, e mostrar à sociedade como se cultiva o ser, contra a cultura do ter, pondo as suas qualidades e sabedoria ao serviço da Nação …
Pois é, enquanto esperamos, outros lhes tomam o lugar, cheios de vontade e intenção, mas fraquejando e cambaleando, não mais do que vítimas do seu próprio alicerce de lacunas !
Assim é e será, enquanto o povo quiser !...
Sem comentários:
Enviar um comentário