sexta-feira, outubro 19, 2012

Estudos dizem que Estado pode poupar 3 mil milhões de euros se pagar como no privado

137 euros separam o que ganha um jovem licenciado numa empresa privada e o que recebe um trabalhador não qualificado de uma escola pública !
... ... ... ... ... ...
Se os salários da função pública fossem nivelados pelo sector privado, o Estado pouparia 3 mil milhões de euros por ano, mesmo tendo em conta que o sector emprega maior número de licenciados que as empresas.
... ... ... ... ... ...
Na realidade, o vencimento de um jovem licenciado solteiro em início de carreira no privado não ultrapassa hoje na esmagadora maioria dos casos os 600 euros líquidos mensais, quando não é menor, enquanto um contratado não profissionalizado e não licenciado no ensino público ganha 736,91 euros líquidos, estando nas mesmas circunstâncias pessoais. Com outra diferença significativa: no Estado o horário de trabalho é de 35 horas semanais, enquanto no privado é de 40, não pagando a esmagadora maioria dos empregadores, sobretudo ao nível das PME, horas extraordinárias.
... ... ... ... ... ...
Esta diferença foi precisamente um dos argumentos de Bruxelas para criticar o acórdão do Tribunal Constitucional que pedia equidade entre os dois sectores e a tributação do capital, obrigando o governo a restituir os subsídios de Natal e de férias aos funcionários públicos durante o próximo ano, que acabou por se traduzir num aumento significativo de impostos para todos os trabalhadores por conta de outrem.
... ... ... ... ... ...
O executivo já veio dizer que quer reduzir o número de trabalhadores na administração central para menos de 400 mil no final de 2014. Resta saber o que vai acontecer depois do programa de ajustamento da troika, quando já não for possível congelar e cortar nestes vencimentos. Aí sim, será possível aferir se houve ou não uma reforma estrutural na administração pública ou se o fosso entre salários no privado e no público vai continuar a ser um dos maiores da União Europa.
 Margarida Bon de Sousa

Meus Amigos,
Os resultados destes estudos, que nos devem merecer algum crédito, representarão uma gota de água no oceano da "cultura daninha" que tem arrastado o País para o lamaçal da irresponsabilidade, desrespeito, anarquia ...
É bom que isto mude, mas espero que não demore muito ...

Sem comentários: