sexta-feira, dezembro 30, 2011
Fuga de Capitais: saem de Portugal 5,4 milhões de Euros por dia !
( Sérgio Soares e Sandra Almeida Simões )
De acordo com o Banco de Portugal, de Janeiro a Outubro, saíram de Portugal 1647 milhões de Euros que, somados ao investimento directo do país, no exterior, atingiram o montante de 11.152 milhões de Euros !
Meus Amigos,
Na minha opinião, o enfraquecimento ou desaparecimento deste cenário desastroso, descapitalização do País, passará por uma revolução, não só a nível nacional, claro, no sentido da exterminação dos paraísos fiscais e offshores, assim como da redução da carga fiscal aplicada ao sector produtivo, criador de riqueza e, naturalmente, gerador de emprego.
Enquanto os titulares de responsabilidades das várias componentes do Estado não adoptarem posturas isentas, não ocuparem o seu posto de trabalho durante o período correcto e não considerarem que a sua responsabilidade é para respeitar e cumprir, dificilmente teremos um País saudável, civilizado, digno de crédito do exterior.
terça-feira, dezembro 27, 2011
FMI aprovou terceira tranche do empréstimo a Portugal
Não considerem tão à letra, mas todos conhecemos instituições financeiras e a sua habilidade na concessão de crédito.
Até me fazem lembrar o FMI, CE, BCE, outras ...
Vão-se disponibilizando, negociando e aprovando tranches ...
E não será assim tão diferente, emprestar para consumo ou emprestar para pagar dívidas ...
Mas, isto não será o que outras entidades fizeram e fazem, desde há dezenas de anos, às famílias carenciadas, empurradas para o consumo, através de organizações que, de uma forma ou de outra, estão ligadas a essas entidades ?
Não sabemos o estado em que se encontram certos países, onde essas famílias nunca conseguirão pagar os seus créditos, mesmo passadas várias gerações ?
Não foi assim que começou a desgraça de famílias, nos States, com implicações na sua própria economia ?
Quando vamos parar ? Onde vamos parar, se ninguém os parar ?...
segunda-feira, dezembro 26, 2011
Passos Coelho: "2012 será um ano de grandes transformações"
Onde é que eu já ouvi isto, ou disto ?...
Ah, já sei ! Foi durante dezenas de anos, da boca dos vários políticos, uns catedráticos, outros com pretensões a tal, muitos dos quais chegados a "poleiros" na Administração Pública, ou já bem instalados nela, o que permite um pequenino salto para outros altos "voos/poleiros", nomeadamente, para membros de Governo, de Fundações, de Empresas Públicas (algumas delas de capital 100% privado, que foram alvo de acto terrorista), de Empresas Públicas com arranjinhos ou parcerias privadas, etc.
Não digo que o actual executivo esta a cometer grandes erros, tomar péssimas decisões, etc., pois tinha que meter pés a caminho, no sentido de acabar com os excessos demasiado evidentes que reinavam neste pequeno País (aliás, prosseguindo o trabalho do anterior executivo, que não teve tempo para mais), dados os sinais de, digamos, anarquia instalada, como é fácil concluir, pelos exemplos que todos conhecemos ( já me expressei desta forma noutros comentários).
No entanto, o que todos acabam por dizer, sejam catedráticos ou não, deixam-nos a pensar se todos nós teremos que viver mais vidas para, pelo menos, uma delas nos permitir usufruir de direitos naturais, segurança e perspectivas de um dia a dia saudável !...
Julgo que estamos de acordo com o que se pretende: contra as tais lindas palavras, ditas, repetidamente, por tantos diferentes, mas iguais, há tantos anos, queremos actos e acções concretas, em sintonia com as necessidades do País, da Nação !
segunda-feira, dezembro 19, 2011
Grupo de cidadãos lança movimento para auditar dívida pública portuguesa
Se alguém se lembrasse de propor um referendo a esta ideia, logo teríamos o resultado esperado, seja, só apareceria meia dúzia de "não", a tal meia dúzia (que não será assim tão pequena) dos beneficiados pela influência, simpatia, ligação familiar ou de afinidade, a dos toma lá, dá cá.
A nossa sociedade sempre se mostrou contra um sistema anárquico, regime que contém muitos "pontos" sinistros, claro.
Mas, será que não tivemos já, bem evidente, e por diversas vezes, um regime dessa natureza, mais coisa, menos coisa ?
A prova está à vista e só não reconhece quem não quer ou não lhe interessa.
Vamos lá, para a frente, com esta iniciativa.
Pode ser que, desta vez, o mar bata na rocha e ... não "lixe" o mexilhão ...
domingo, dezembro 18, 2011
"Manchetes" ...
Tenho andado um pouco afastado das novidades, por razões particulares, embora tente e procure acompanhar os factos de maior relevância.
Hoje, ao dar uma vista de olhos pelo i, fiquei ainda mais preocupado, embora não surpreendido ou pasmado ..., com as "manchetes":
- Relvas avisa que 2012 será um ano extraordinariamente difícil
- Passos Coelho sugere que professores desempregados emigrem para o Brasil e para Angola
- Governo britânico tem plano para retirar britânicos de Portugal se euro colapsar
O que mais teremos de novidades ou, se pudermos dizer, de novos pratos, dado que a nossa sociedade virou técnica em gastronomia, pelos muitos descobridores da arte de cozinhar ... que temos conhecido (?) através da TV ou das Revistas ditas cor de rosa !...
É engraçada, esta nova faceta do tuga, desculpem, dos famosos portugueses famosos, agora que temos a crise, a sério, e a "malta" quase não tem dinheiro para a comidinha !...
Resta-nos a nossa capacidade de sorrir, quando nos batem, de engolir sapos, quando escasseiam as alternativas, de enganar a fome com a "coisa" do fado, do futebol, das telenovelas, dos reality shows, ...
Felizmente, muitos de nós ainda conservamos uns restos da genética que nos protege, nos mantém coerentes, resistentes e superiores aos que ainda pensam que descobrem o já descoberto há muitos anos ...
terça-feira, dezembro 06, 2011
Tempos de Natal !...
Não se surpreendam com a minha actual foto de perfil, pois tem a ver com esta época natalícia.
É só uma pequena homenagem aos meus saudosos bisavó e avós maternos, pelos belos, saudáveis e saudosos tempos que me proporcionaram, em particular, no Natal, que se comemorava lá em casa, no Norte, rodeado pela serra da Cabreira, cheia de neve.
Uma festa maravilhosa, cheia de alegria e brincadeira, com as actividades de rua com neve.
A história das prendas, depois da meia noite, era um espectáculo inesquecível, patrocinado pelo meu avô, cheio de surpresas giríssimas.
Bem, estou a ficar demasiado sensível e ... saudosista, mas por boas razões, penso eu.
Boas Festas !
quinta-feira, dezembro 01, 2011
Fundo de pensões. estado recebe 6 mil milhões da banca
Estado encaixa 6 mil milhões de euros. A factura virá depois.
Meus Amigos,
Este é mais um gesto habilidoso, já planeado, à semelhança de outros, no passado "cavaquista", que enganaram o zé povinho.
Presente e activa, a expressão:
As novas gerações vão reclamar junto da "campa" dos seus ascendentes.
segunda-feira, novembro 21, 2011
NOBEL DA FÍSICA 2012 !
Depois da descoberta do átomo, do neutrão, do protão e do electrão, acabou de ser descoberto o Pelintrão !...
E como se caracteriza o Pelintrão ?
O pelintrão é um tuga sem massa e sem energia, mas que suporta qualquer carga !
quarta-feira, setembro 14, 2011
Marcelo denuncia concursos ilícitos para progressão nas carreiras
Algum de vós pode explicar-me o que significa isto ?
**********
por Margarida Bon de Sousa, Publicado em 14 de Setembro de 2011
Marcelo Rebelo de Sousa denunciou ontem que na Universidade Clássica de Lisboa se continuam a realizar concursos para progressão nas carreiras, apesar de estes estarem congelados. O professor adiantou que faz questão que nas actas dos júris onde participa fique registado que tem dúvidas quanto à legalidade dos mesmos. "Temos uma administração pública parecida com o Pinóquio que fugiu ao Gepeto", desabafou.
... ... ...
O professor da Faculdade de Direito de Lisboa referiu-se à existência de um Estado dentro do Estado que funciona totalmente à margem da legalidade, com autonomia total, e sem que ninguém ponha ordem na casa.
... ... ...
segunda-feira, setembro 12, 2011
Fundo da Segurança Social já só chega para nove meses de pensões ...
Longe de nós tal ocorrência mas, se houvesse problemas graves com entrada das prestações, na Segurança Social, o Fundo de Capitalização só daria para nove meses de pensões !
Como sabemos, 50% das verbas são aplicadas em dívida soberana nacional e o actual governo decidiu utilizar ... os excedentes da Segurança Social, anteriormente, cativas em fundo ...
Não há transparência na gestão estatal das verbas da Segurança Social, provenientes das entidades empregadoras ( 23,75% ) e dos trabalhadores ( 11% ) !
O Fundo de Capitalização destina-se a reformas, desemprego e baixas por doença, caso se verifiquem dificuldades do sistema.
Deveremos estar atentos, para a surpresa não ser tão grande ... ... ...
Gostaria de saber a que porta deveremos bater, caso nos digam:
"desculpem lá, mas gastámos o vosso dinheiro" ...
quarta-feira, agosto 17, 2011
Convém recordar ...
Meus Amigos,
Já nada nos surpreende, já nada nos deixa embasbacados !
Todos os grandes senhores, que auferem grandes rendimentos e têm a lata de usar os meios de comunicação para recomendar aos portugueses paciência e contenção nas despesas, deveriam refugiar-se nos seus casulos e continuar a sua vidinha, no bem bom.
Pelo menos, deveriam evitar fazê-lo nos canais públicos.
Mas ... será que os deixam passar despercebidos ?
Não, não deixam, pois estão ligados à política, ao Estado, de uma forma ou de outra, são influentes, têm nome na praça e são usados pelas grandes organizações, pela imagem que podem transmitir e por constituírem grande ajuda na concretização de objectivos.
Se as grandes organizações decidem utilizar os serviços destes grandes senhores, pagando bem, por isso, ninguém tem nada a ver com isso, pois é o dinheiro dos acionistas, dos privados, dos particulares que paga esses serviços.
Naturalmente, existe a contabilidade organizada nessas organizações, o que permite apurar rendimentos dos prestadores de serviços, logo, há lugar a pagamento de impostos.
O que não é admissível, obviamente, é o que se passa no Estado, nas empresas públicas ou de parceria com o Estado, onde vagueiam grandes senhores oportunistas de muitos jobs, à custa da riqueza produzida pelo sector produtivo, suporte do Estado.
E o mais grave é o facto de estes senhores auferirem grandes rendimentos, apesar dos maus resultados ou dos fracassos evidentes das empresas que representam ou donde SACAM fortunas que, afinal, pertencem ao zé pagante !...
Mas ... é neste País que vivemos, onde o povo tem aquilo que merece ...
quinta-feira, agosto 11, 2011
Aquisições nos hospitais do Estado são feitas sem rei nem roque
Meus Amigos,
Esta e outras situações, para não dizer todas, que se enquadram no ambiente de gestão de entidades públicas, que são tantas que até o próprio "patrão" lhes perde a conta e horizonte ..., não são surpresa para os que andam por cá, minimamente, atentos.
Como é possível gerir-se, com consciência, um capital que não pertence a ninguém, que não dói ?
Melhor, pertence a todos nós, mas está entregue ao Estado, entidade abstrata, gerida por pessoas que não sentem, directamente, essa dor ...
Felizmente, dentro dessas pessoas, há quem se distinga pela seriedade, dedicação, rigor, conseguindo fazer coisas bem dignas de admiração.
Além do factor "educação", talvez não estejam dispersas por outras actividades, paralelamente ...
Mal de nós, se assim não fosse.
A gestão envolve áreas distintas e rigorosas, mas que se completam.
Quando não são aplicadas e acompanhadas, convenientemente e com motivação, já sabemos que podem falhar ...
Não posso deixar de lembrar o que se passa no sector privado: normas de comportamento, objectivos, avaliações sistemáticas, controlo efectivo.
Quem não cumpre, vê as consequências ... sem contemplações ...
quarta-feira, agosto 10, 2011
Governo admite subir o IVA para compensar a redução da TSU
Visa a competitividade das Empresas, nas exportações.
Apesar da sobrecarga para os consumidores, pois aquela redução será, em parte, financiada pelo aumento do IVA, permitirá a probabilidade de manutenção de postos de trabalho e, em certos casos, um reforço da população das empresas, em princípio ...
Pois é, se as empresas não tiverem incentivos, lá se vão mais uns milhares de postos de trabalho, mais desemprego, pois fecham as portas, pura e simplesmente.
Para o consumidor, mais vale uma redução no consumo, fruto do aumento do IVA, do que salário zero, logo, consumo zero.
Por outro lado, esta medida poderá afectar, negativamente, o PIB ...
Já agora, só é pena que o pagamento do IVA ( ao Estado ) não seja com base no Recibo, em vez da Factura ...
Sabe-se que as empresas entregam o IVA, na hora, antes de receberem os valores facturados e, em certos casos, nunca chegam a recebê-los ...
Neste, como noutros casos, lá temos a posição cómoda e fácil do Estado ...
terça-feira, agosto 09, 2011
Financiamento ao Estado atinge valores enormes
Os pedidos para que o Estado pague aquilo que deve à Banca têm sido repetidos pelos banqueiros, desde o dia em que, de forma concertada, ameaçaram cortar o crédito à Administração Pública, na véspera do pedido de resgate internacional.
Ainda assim e, apesar da escassa liquidez, os bancos continuam a socorrer o Estado em detrimento dos particulares.
A troika exigiu uma redução no crédito e um aumento da captação de depósitos, e a Banca está a cumprir.
Sem capacidade de ir aos mercados pedir dinheiro, o sector financeiro financia-se através das cedências de liquidez do banco central e recursos dos clientes.
Nos vários ultimatos para que o Estado cumpra os seus compromissos com o sector financeiro, os banqueiros argumentam que a dívida da Administração Pública é semelhante ao financiamento dos bancos junto do BCE.
(Sandra Almeida Simões)
************************Meus Amigos,
Como sabemos, a Banca pode resolver os incumprimentos do sector privado de forma simples e rápida.
Com o Estado, resta-lhe manter o papel de credor ... e aguardar ... milagres ...
Gostaria de saber porque é que os financiamentos ao Estado não são organizados, tratados e assumidos pela CGD, apesar de o Estado ser o seu principal accionista ...
segunda-feira, agosto 08, 2011
Função Pública. Mandatos dos actuais cargos de direcção serão extintos em 2013
Para o efeito, serão criadas duas entidades independentes, a Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública e a Comissão de Fiscalização, a funcionar junto da Assembleia da República.
*****************
Meus Amigos,
A "coisa" mudou, nos últimos anos e, felizmente, parece que tem continuidade.
O sistema permitia e permite o acesso automático e previligiado a determinados cargos do Estado, logo, sistema enfermo de imoralidade.
Já era tempo de ser dada oportunidade aos cidadãos comuns deste País.
Isso não significará total isenção, pois as influências estarão presentes, sempre que a "coisa" for apetitosa ...
Como se sabe, no sector privado, quando não é possível preencher uma vaga por nomeação ou concurso interno, os Recursos Humanos consultam o mercado, dando oportunidade ao cidadão comum, mesmo que seja um quadro da Administração Pública e esteja interessado.
Não se confunda com empresas ex-privadas, tornadas públicas, em que as administrações lá encaixadas, públicas, nomeiam ou recrutam quem querem e lhes apetece.
Pudera, em nada contribuíram para a criação da empresa, nada lhes custou ...
Tarefas especiais, para especialistas ...
Não sei se ouvi bem, mas parece que uma das componentes do Estado, o Governo, vai contratar uma série de "especialistas" para execução de tarefas "especiais", no âmbito de projectos que se propõe levar a cabo.
Julgo que comungamos das mesmas dúvidas:
- Será que a Administração Pública não tem quadros capazes de executarem essas tarefas ?!...
- Será que os quadros da Administração Pública se vão calar, face a tão grande atestado de
ignorância e incapacidade ?!...
- Será que os quadros da Administração Pública vão ficar caladinhos, pois preferem continuar nas
suas vidinhas cá de fora, os tachos, a par das responsabilidades (?) internas ?!...
Estou ansioso por saber o resultado ...
Vilar de Mouros. O Woodstock à portuguesa faz 40 anos
Que pena tenho de não me ter sido possível assistir ao primeiro Woodstock português !...
Pois é, estava de férias na ... Guiné !...
Andei por lá antes disso, metido em pequenos eventos musicais, pois já crescia o bichinho da música espectáculo na cabecinha do António Barge.
Quem conhece a zona e teve a sorte de assistir a esse primeiro Woodstock português, pode bem apostar na escrita das memórias desse evento histórico !...
Nesse Agosto de 71, tinha eu quase vinte e três anos, a coisa estava bem dura para mim e para os meus companheiros, de "férias" na ... Guiné !...
Muito à distância, sabíamos esta e outras notícias via "aerogramas", quando lá chegavam, claro ... , dirigidos ao SPM 6708 ...
Aos que puderam participar nessa "loucura saudável de 8 de Agosto de 1971", os meus parabéns !
domingo, agosto 07, 2011
Há meninas a sofrer mutilação genital no Vale da Amoreira, a sul do Tejo
Acredito que é difícil entenderem isto como uma realidade.
Também acredito que muitos de vós não têm a verdadeira noção da dimensão desta "anormalidade", pois não passará pelo vosso pensamento, no dia a dia, tal a dificuldade da imaginação.
Presenciei actos deste tipo, durante a minha estadia na Guiné, em diversos locais, anos 70.
Além de outros cenários, também estes se me apresentavam como ficção, antes do contacto físico com a realidade.
Posso garantir que são cenários duros de se ver, pela monstruosidade !...
Direi, até, de um mundo inimaginável !...
Intervir ? Nem pensar, pois a reacção era da maior violência.
Hoje, é bem mais fácil a construção de movimentos de sensibilização.
Sentir-me-ia muito aliviado se se conseguisse banir daquelas culturas (?) este e outros tipos de monstruosidade !...
terça-feira, agosto 02, 2011
Falências em Portugal atingem um nível histórico !
São os particulares os mais afectados, tendo-se registado um aumento de 34%, contra o aumento verificado nas empresas, que foi de 2%.
Meus Amigos,
Haverá quem se surpreenda com estes números ? Haverá quem tenha dúvidas quanto às razões ?
Pois é, é o resultado das "grandes ajudas, estímulos, incentivos, tolerância" ao sector privado.
Só espero que, com determinadas políticas de ... continuidade, não venhamos a assistir à falência total do sector produtivo, sustento do País, pilar da Nação.
Sim, porque não temos petróleo nem diamantes.
Mesmo o Turismo é o que se sabe: o particular que se safe, que invista e arrisque o pouco que tem.
Se perder tudo, paciência, recomece, do zero.
Pelo andar da carruagem, restará entregar os destinos na mão dos estrangeiros ...
Mas, em vez de o fazerem em fatias, entreguem, logo, o bolo todo ...
BPN - Montepio contesta decisão das Finanças ...
Grandes negócios faz este nosso Estado ... , com o dinheiro dos contribuintes ...
Os apoios da CGD ao BPN ... , que não ficam por aqui ...
Os candidatos MPG e NEI, sem respostas concretas e claras ...
O angolano BIC ( de Mira Amaral ) recebe o BPN com o balanço limpo ... , assumindo o Estado ( nós ) os restantes custos da operação ... com o inerente impacto nas contas públicas ...
A recapitalização do BPN, de 550 milhões de euros, pelo Estado ( nós ), antes da sua entrega ao BIC ...
O BIC paga 40 milhões de euros pelo BPN ...
O esforço público ( nosso ) com esta venda ficará em cerca de 2.400 milhões de euros ...
A redução da população do BPN, de 1.580 para 750 ...
Enfim, todo o desconforto criado ao povo português com toda esta história do BPN, mal contada, da qual resultaram grandes dividendos para alguns, já bem fora de cena ... , embora esteja convencido que outros, ainda em cena, serão contemplados, de uma forma ou de outra ...
Uma vez mais, a velha frase: cada povo tem aquilo que merece !...
terça-feira, julho 26, 2011
Almerindo Marques - Estradas de Portugal
.Segundo o Tribunal de Contas, com a renegociação dos contratos, a dívida do Estado às concessionárias das SCUT passará de 178 milhões para 10 mil milhões em rendas fixas, mais de metade ao consórcio Ascendi / Mota-Engil / Grupo Espírito Santo.
Dessa renegociação, o Estado receberá, em 2011, 250 milhões de portagens das SCUT e pagará ... 650 milhões em rendas !...
.Almerindo Marques, líder da Opway, construtora do Grupo Espírito Santo ...
Será que não passa de coincidência ?!...
( manuel antónio pina )
segunda-feira, julho 25, 2011
Banca vs Estado e Sector Privado
A dívida do Sector Privado à Banca, segundo dados oficiais, também poderá atingir valores muito elevados !...
Enquanto a Banca tem possibilidade de execução de bens/património do Sector Privado, minimizando os seus prejuízos, como tem acontecido, já será muito difícil fazê-lo com o Estado, como é óbvio ...
Na minha opinião, a saída da Banca ainda passa pela rubrica da Contabilidade Oficial "Provisões para Créditos de Cobrança Duvidosa" ...
E assim vai o nosso País !...
Das duas, uma:
- os serviços funcionam sem os "autores" dessas faltas, logo, esses "autores" não são necessários e
representam uma sobrecarga nos custos, com repercussões no desenvolvimento do País;
- os serviços funcionam mal e, da mesma forma, com repercussões no desenvolvimento do País.
terça-feira, julho 19, 2011
Igreja abre guerra ao governo. Privatizar RTP pode pôr em causa Renascença
Meus Amigos,
Posso estar muito enganado, mas penso que a privatização da RTP será um passo inteligente, no sentido do empreendedorismo, criatividade, igualdade de oportunidades, concorrência saudável.
Quem tem medo, talvez seja por não se sentir capaz de enfrentar dificuldades, a tal concorrência.
Logo, deixa dúvidas quanto a capacidades ... ou prefere a coisa fácil ...
terça-feira, julho 12, 2011
Governo tem 11 600 chefes. Um por cada 45 trabalhadores do Estado
Se Passos cumprir o prometido, 1725 podem ser dispensados ...
Meus Amigos,
Isto não é inventado. É o resultado de uma avaliação recente, embora não exaustiva ...
Julgo que nos dará uma pequena ideia de como funciona a coisa ...
Na minha opinião, poderia considerar-se um factor determinante de forte probabilidade de sucesso da Administração Pública, mas ...
Digamos que a coisa poderá passar a funcionar melhor e ... com menos custos para o contribuinte ...
Além disso, muitos deles poderão dedicar ainda mais tempo aos tachos que têm cá por fora, a par da posição na Administração Pública, cujo posto de trabalho físico pode, até, nem existir ...
E ainda há quem se admira da revolta dos empreendedores privados que suportaram tudo isto, tantos anos !...
segunda-feira, julho 11, 2011
Governo passa à lupa as nomeações de Sócrates dos últimos anos
Meus Amigos,
De completo acordo com estas acções.
Só lamento é que não possam ir mais longe, digo, mais lá atrás ...
Muita coisa iriam descobrir, melhor, confirmar ...
Vá lá, avivem a memória e recordem os dez anos de "cavaquismo", seguidos de anos de Fernando Nogueira, Durão e Portas, em que era rotina obrigatória os jobs for the boys e girls que invadiam o Estado ...
E ainda hoje se constatam as consequências desse "lá atrás" ...
É um "fartar vilanagem" à custa do zé pagante ...
quinta-feira, julho 07, 2011
Finanças querem ficar com os milhões da Segurança Social
Com esta alteração, o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) e o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) serão esvaziados de competências.
Meus Amigos,
Se já tinha receio, agora, tenho muito medo !
As receitas provenientes da máquina produtiva, criadora da riqueza nacional, digo, entidades patronais e seus assalariados, podem vir a ser desviadas ainda mais do que têm sido ...
Assim, teremos que estar bem atentos pois, se já recebemos cada vez menos, dadas as dificuldades da Segurança Social, que distribui verbas por todo o lado e não, exclusivamente, pelos seus directos beneficiários de direito, então, o que teremos no futuro próximo ?
quarta-feira, julho 06, 2011
DESCONTOCASIÃO !
Entrem, consultem e vejam que vale a pena.
Boa Sorte !
http://descontocasiao.pt/ofert
http://descontocasiao.pt/ofert
Governo quer Estado mais magro já depois do Verão
Meus Amigos,
Se tivesse havido seriedade por parte dos responsáveis que passaram, ao longo dos anos, pela Administração Pública, em geral, incluindo os Governos, não teríamos chegado a esta situação, no mínimo, ridícula, na minha opinião.
Mas esta situação não ficou pela Administração Pública, pois os agentes públicos, directa ou indirectamente ligados a ela, que passaram pelas empresas privadas, porque assaltadas e passadas a EP, embora de capital 100% privado, contribuíram para a desgraça dessas empresas, limitando-se a procurar os benefícios pessoais ... Claro que, se usassem a sua capacidade, que não tinham, nunca chegariam a lugar algum ...
Perdoem-me, mas continuo com dores no cérebro, provocadas por aquilo que considero as grandes catástrofes nacionais: o IARN e a onda dos Gestores Públicos !
Se o governo aplicar a redução de 15% que aponta para os cargos dirigentes do Estado, pode eliminar cerca de 20 lugares de administradores públicos
A praga, que atacou este País nos anos 70, começa a perder a energia.
Todas as medidas que este ou outro Executivo possam tomar, no sentido da eliminação de pragas deste tipo, serão sempre dignas de grande aplauso !
Aos que se sentem "tocados", aconselho paciência ...
terça-feira, julho 05, 2011
... "eliminar as estruturas sobrepostas na estrutura do Estado, reduzindo o número de organismos e entidades" ...
Na minha modesta opinião, o que se conclui é que o "outro" fez pouco, em termos de medidas duras, embora impopulares; mesmo assim, foi "apedrejado" ...
Pois é, agora é que vamos ver como elas mordem ...
Mas não se pense que estou contra. Só lamento é que "aquela parte do povo" não tenha dado mais algum tempo ao "outro" ...
O que o "actual" e sua equipa terão a favor é conhecimento e experiência empresarial, como se vê já, na prática, pelos projectos em curso, nomeadamente, reestruturação da Administração Pública, doa a quem doer ...
quinta-feira, junho 16, 2011
Momentos Históricos ...
Dois momentos importantes na História de Portugal:
Primeiro
Apresentação de Pedro Emanuel em Coimbra, como treinador da Briosa !
Motivadíssimo, preparado para as dificuldades, com entrega de corpo e alma, com o lema "fazer melhor" ...
Segundo
Assinatura do acordo político e programático entre P C e P P !
Motivadíssimos, preparados para as dificuldades, com entrega de corpo e alma, unidos na "maioria para a mudança" ...
segunda-feira, junho 06, 2011
O que fazer com a herança que o PS deixa ?...
Estou convencido de que "a tal parte do povo português" está convencida de que o novo governo, liderado pelo Dr. Coelho que o Pres Cavaco tirou da cartola, mesmo sem se encontrarem, com a ajuda do Pres da Comissão Europeia, vai descobrir soluções, meios, sistemas, alternativas, ... , uma espécie de "descobrir a pólvora", como tem feito o Pres Cavaco, ao longo de tantos anos ... com os resultados que se conhecem ...
Pelo menos, "a tal parte do povo português" tem obrigação de reconhecer essa obrigação por parte do(s) novo(s) líder(es) ... por isso os elegeu ...
Assim sendo, não estejam preocupados com dificuldades, pois tudo se vai arranjar, e não haverá crise e prejuízo para qualquer das partes do povo português ...
Aquela parte, "a tal parte do povo português", sabe bem que assim é, por isso os elegeu ... confiante ...
O povo português ainda vai ser um povo rico e feliz !...
Eu, pelo menos, já sou !...
domingo, junho 05, 2011
Eleições 2011 !
Uma parte do povo manifestou a sua vontade e deu a derrota ao PS.
Com a abstenção/desmobilização da outra parte, o PSD ganha as eleições.
Felicito os vencedores e partilho a solidariedade com os não vencedores.
sexta-feira, junho 03, 2011
Portugal ...
Permitam-me mais um desabafo:
Portugal: simplesmente, um dos dez países mais desiguais do mundo !...
Assim sendo, antes de pensarmos em altos voos, pensemos nesta imoralidade ...
sexta-feira, maio 06, 2011
Mais uma palestra do Presidente Cavaco ...
O Presidente Cavaco continua a dar-nos lições extraordinárias !
Ontem, em mais uma das suas palestras, chamou a atenção da classe empresarial para a necessidade de mais iniciativa, mais criatividade, mais empenho, mais sacrifício, mais risco, mais produção, mais produtividade, mais qualidade, ... , mais ... , enfim, ...
Pois é, se a classe empresarial não tiver em conta as palavras sábias do Presidente Cavaco, o País não consegue sair da situação delicadíssima em que se encontra.
E chegou a esta situação, porquê ? Pela incapacidade da classe política, a que pertence, da Administração Pública, a que pertence, dos Governos, a que pertenceu e, de certa forma, a que está ligado.
É preciso muita lata !...
segunda-feira, maio 02, 2011
" manifesto por um mundo melhor " ( cientistas sociais )
Permito-me este pequeno comentário a um texto publicado por alguns corajosos cientistas sociais, a que deram o título de " manifesto por um mundo melhor ":
************
A vontade e intenção não chegam.
É necessário trilhar o caminho, que existe, que nos ( aos nossos filhos, netos, ... ) leva aquilo a que convencionamos chamar "justiça social".
Todos podemos viver bem, desde que aceitemos viver em sociedade.
No entanto, todos devemos ter presentes as obrigações sociais, antes de usufruirmos dos direitos sociais.
Mas não caiamos na tentação de levar à letra a teoria da selecção natural de Darwin, pois seria cairmos no lado injusto da justiça ...
Sabemos que nem todos usufruem dos direitos, apenas, como contrapartida das obrigações, pois têm direito aos direitos, naturalmente - são os casos de excepção.
Também não devemos cair na tentação de atribuição, de forma linear, de contrapartidas, quer façamos muito, quer façamos pouco, pois poderemos cair noutra situação de imoralidade e injustiça.
O seu a seu dono: conhecimento, mérito, empenho, dedicação, produtividade, devem ter a contrapartida adequada.
Também, aqui, a sociedade pode sofrer de situações de injustiça, dadas as contrapartidas desadequadas, circunstanciais, como se sabe ...
Estarei presente e sempre na primeira linha, quando for solicitado para manifestações como as apresentadas no referido texto !
Já agora, recomendo esta atitude a todos os que comungam destes pensamentos e não se ficam pela teoria, quando pressentem algum risco de serem beliscados no seu estatuto ou nos seus bens materiais ...
************
quinta-feira, abril 28, 2011
Tantos anos de compreensão, tolerância, condescendência !..
E dizia uma agente de serviço público, de uma das inúmeras Repartições da Administração Pública, com um tom irónico e gracioso:
" eles pagam-nos mal, mas também são mal servidos !... "
E, assim, tem ido o nosso País !...
quinta-feira, abril 21, 2011
Portugueses, como Mário Soares, por exemplo !...
Meus Amigos,
Perante o texto de Clara Ferreira Alves (?), " a lucidez de Mário Soares ", que não é novo, não sei que dizer …
Mas não resisto à tentação de repetir o que já tenho dito, da mesma forma ou de forma diferente, sempre que vejo manifestações deste tipo.
A nossa História é longa e rica em factos, em episódios mais ou menos surpreendentes, em personalidades que se têm distinguido, por esta ou aquela razão, quer no sentido positivo, quer no sentido negativo, face ao contexto do momento e aos interesses do País.
Mas uma coisa é certa: além de latinos, somos portugueses !
Isto, na minha opinião, bastará para usarmos de grande tolerância, condescendência, compreensão …
Sempre houve e haverá quem se distinga pela nobreza de carácter, pelas boas intenções e acções, pela postura exemplar.
Sempre houve e haverá quem se distinga pela face contrária, pelo lado sombrio da postura …
Julgo que me acompanham, quando imagino e desejo um cenário de respeito, bons princípios éticos, seriedade, … , determinantes da forte probabilidade de sucesso, enfim, bem-estar social, melhor distribuição de oportunidades e de riqueza.
Grandes figuras, nossas contemporâneas, poderiam sair do seu cómodo púlpito de observação, crítica e contestação, e mostrar à sociedade como se cultiva o ser, contra a cultura do ter, pondo as suas qualidades e sabedoria ao serviço da Nação …
Pois é, enquanto esperamos, outros lhes tomam o lugar, cheios de vontade e intenção, mas fraquejando e cambaleando, não mais do que vítimas do seu próprio alicerce de lacunas !
Assim é e será, enquanto o povo quiser !...domingo, abril 17, 2011
Conservadores ganham na Finlândia pela margem mínima ...
Meus Amigos,
E agora ? Será que estes nossos "amigos" vão ditar sentença ?
Pelo menos, têm muito a mostrar à Europa e, principalmente, a Portugal ...
Acho que é melhor estarmos bem atentos ...
quinta-feira, abril 14, 2011
Belém em silêncio. Cavaquistas pedem acção do Presidente
Quando se fala de perfil, não se deve falar por falar.
Sabemos que, em qualquer actividade, em qualquer posição/responsabilidade, o perfil é importante, seja, deve procurar-se compatibilidade entre a actividade ou função e o candidato a seu titular ou responsável - é elementar.
Quando isso não se verifica, há que procurar o titular adequado, tanto quanto possível ...
Em determinadas posições/responsabilidades, a par do carácter, da personalidade, da formação, da sabedoria, da experiência, ... , deve ter-se em conta outras características não menos importantes, como a capacidade para enfrentar momentos difíceis ou contrariedades, de comunicar, de dialogar.
Também é importante não assumir certas responsabilidades, apenas, por projecção pessoal, por vaidade, por vezes, encapotada.
Depois, vem o acomodar-se ..., tendo o pensamento preenchido com o momento em que vai passar a fazer parte da História ...
Enfim, tenhamos esperança em que esta atitude, esta postura, vá desaparecendo, com o tempo, apesar dos custos para as gerações ...
terça-feira, abril 12, 2011
Passos Coelho e seus ... companheiros de luta ...
Enfim, todos recusaram integrar as listas do PSD, para as próximas legislativas !...
Meus Amigos,
Podem fazer o favor de me explicar esta coisa ?
Será que não confiam ou reconhecem maturidade ( política ?... ) ao seu líder ?...
Será que têm medo de arriscar desafios ?...
Será que não aceitam posições subalternas, em relação ao seu líder ?...
Será que não querem arriscar perder os tachos, a favor do serviço ao partido ... e ao País ?...
Será que o partido mudou de orientação ?...
Apesar de já nada me surpreender, tenho uma certa curiosidade pois, quer queiramos quer não, são políticos ...
Cavaco Silva recusa intervenção na negociação do pacote de resgate
Nem sei mais que dizer ...
Nas horas difíceis se vê a "têmpera" de certos homens !...
Bem, pelo menos, não estou surpreendido ...
Já me habituei ao comportamento típico e habitual de certos patriotas, homens de Estado, líderes, educadores, enfim, um exemplo ...
É destes que rezará a nossa História, infelizmente ...
E, assim, as próximas gerações continuarão a ser enganadas ...
Pelo menos, acreditarão que nem todos são responsáveis por isto ...
segunda-feira, abril 04, 2011
Fraude. Médicos exclusivos do SNS apanhados a trabalhar para fora
Conheço muito boa gente que ainda se surpreende com estas notícias - ingenuidade !
Sabemos que, enquanto o sistema permitir, os senhores directa ou indirectamente ligados à Administração Pública têm possibilidade de fazer destas coisas, assim como tacho e tachos, por aí, a par da posição segura na Administração Pública.
Pergunta-se: como podem desempenhar bem as funções na Administração Pública, se só lá passam para ver se está tudo bem ? Claro que as suas energias são canalizadas para os outros sectores, os dos tachos, senão, lá vão os tachos ...
Estou a lembrar-me, exemplo, daquele caso em que um senhor é vice-presidente de uma grande organização, maioritariamente, do Estado e é presidente de uma outra organização intervencionada pelo Estado e, a par disto tudo, pasme-se, tem mais onze cargos noutras organizações !... Esta situação foi falada em pleno inquérito parlamentar. Como pode este senhor desempenhar bem qualquer destas funções ? Depois, a malta admira-se do estado a que chegou o Estado ... Além disso, a malta admira-se das reformas acumuladas por alguns destes senhores ... Agora que o sistema estava a perder as forças, lá vamos nós para eleições ... De novo, a velha frase: cada povo tem aquilo que merece ...
domingo, abril 03, 2011
E o Snr Presidente ... insiste ...
Nada de novo, mas não resisto a mais um pequeno "desabafo" ...
Diz o Snr Presidente:
- Senhores Empresários, têm que produzir mais e melhor, investir mais, exportar mais, enfim,
obter mais resultados ! Só assim poderão entregar mais impostos ao Estado. Nós cá estamos para
recolher a massa e ... gastá-la ! Nisso, sim, somos muito bons !
Se isto não estivesse tão mau, até cantava aquela do Jorge Palma, "deixa-me rir ... "
sexta-feira, abril 01, 2011
ISEG confirma que administrador dos CTT mentiu sobre licenciatura
Meus Amigos,
Lá estou eu a "mexer" na cassete ...
A fobia dos títulos leva a estas situações delicadas.
O sistema permite e protege os grupinhos que saltam daqui para ali, num vaivém característico da Administração Pública ... e afins ...
Se o perfil da pessoa não se adapta ao perfil da função, lá terão que "martelar" ...
Amanhã, tudo esquecido e já está noutra, ... com o mesmo título ou com outro ...
E o zé povinho a pagar estas danças ...
Aquando da selecção (?) e, antes da nomeação, testem-nos: façam-nos passar por uma portagem e vejam a sua reacção, quando perante a indicação "retire o título" ...
adolfo cruz
quarta-feira, março 30, 2011
Títulos ?...
Costumo dizer que temos uma linda sina: além de latinos, somos portugueses !...
Pretensiosismo não nos falta na nossa estrutura genética.
Ainda pensamos que o nosso valor, mérito, reconhecimento, têm a ver, necessariamente, com os títulos académicos construídos ou fabricados.
Veja-se o exemplo do Lula da Silva, um simples operário que mostrou ao Mundo como se constrói !...
Mas nós continuamos na luta dos títulos, tantos e tantos anos atrasados, como sempre !...
Perdemos o nosso tempo e gastamos as energias com estas coisinhas e, depois, nem a última carruagem apanhamos !...
Liderança, acção, empreendedorismo, iniciativa, criatividade, dedicação, honestidade, sim, aliados à sabedoria técnica de um staff, será suficiente para vencer as ondas da tempestade económica e social em que vivemos ...